BR 230, km 12 Distrito de São
José da Mata - Campina Grande/PB
Telefone : + 55 83 3333 3288
E-mail : contato@stratusaeronaves.com.br
Funcionamento : Segunda a
Sexta 08:00 - 18:00
Paraíba ganha sua primeira fábrica de aviões
21/03/2017

Paraíba ganha sua primeira fábrica de aviões


 Segundo a Stratus, o Volato 400 pode alcançar até 314 km/h (Stratus Indústria Aeronáutica) 

O estado Paraíba entrou no mapa da indústria aeronáutica! A Stratus Indústria Aeronáutica, primeira fabricante de aviões do estado, inaugurou na última quinta-feira (30) sua fábrica em Campina Grande, onde serão produzidas aeronaves de pequeno porte, para dois a quatro ocupantes. E o avião paraibano já chega com boas credenciais e pretensões internacionais.

 

O primeiro avião da empresa paraibana será o Volato 400, para quatro ocupantes e equipado com motor Lycoming de até 260 cavalos de potência. “É uma aeronave esportiva, da categoria experimental”, explicou Juan Pinheiro, diretor-administrativo da Stratus, em entrevista ao Airway.

A Stratus trabalha em parceria com a Volato Aeronaves, de Bauru (SP), que produz e envia para a Paraíba componentes aeronáuticos construídos de material composto.“Além das peças de fibra de carbono, o nosso avião também possui aviônicos digitais de última geração”, contou Pinheiro, que planeja para setembro deste ano o primeiro voo do Volato 400 fabricado em Campina Grande.

Avião para exportação

Como projeta Pinheiro, a empresa vai direcionar seu foco em mercados fora do Brasil. “Esse nicho também existe no Brasil (de aeronaves esportivas), mas nos Estados Unidos e Europa a aceitação é muito maior, tanto do público, como pelas legislações aeronáuticas desses países, mais permissivas que as nossas”, contou o diretor da Stratus.

Nesse caso, como é típico em aeronaves experimentais, os aviões da Stratus serão exportados em kits, que posteriormente podem ser montados pelos próprios compradores ou empresas especializadas. “O momento do câmbio monetário também é muito propício para exportação”, salientou Pinheiro.

Parque aeronáutico

Segundo Pinheiro, além da construção da fábrica da Stratus, existem outras empresas de manutenção de aviões e helicópteros interessadas em se instalar em Campina Grande: “Esse é um processo que vai culminar com a construção de um parque aeronáutico na cidade”.

Os funcionários da primeira fábrica de aviões da Paraíba serão treinados com o apoio do Centro de Tecnologia Aeronáutica do Senai da Paraíba (CTA), que também vai auxiliar no desenvolvimento de novos itens e componentes para a produção de novas aeronaves no estado.